O Instituto

O Instituto Mais Cidadania é resultado das ações do grupo de pesquisa de direito e política conduzido por seus fundadores que, em setembro de 2017, decidiram levar seus conhecimentos e esforços à comunidade. O Instituto é composto por pesquisadores e profissionais da área do Direito, além de outros parceiros de outras áreas do saber que vieram somar forças buscando contribuir com o desenvolvimento político, social e jurídico do país.

Constituído sob a forma de associação sem fins lucrativos, o Instituto é uma organização não-governamental que tem por fim desenvolver ações integradas junto a instituições de ensino, empresas, organizações da sociedade civil e entidades do Poder Público, capacitando e contribuindo para formação continuada da comunidade, promovendo o espírito de cidadania, do respeito e da tolerância para que as pessoas assumam papéis ativos na construção de uma país mais ético, democrático, livre e igualitário.

Missão

O Instituto Mais Cidadania tem o ideal de elevar o grau de envolvimento cívico e a qualidade do debate sobre temas de interesse público através da educação utilizando-se de ferramentas tradicionais e lúdicas, analógicas e digitais, visando à formação de cidadãos conscientes e críticos.

O Instituto possui os seguintes objetivos:


  • Promover o respeito à dignidade humana e aos valores públicos
  • Incentivar o espírito crítico, inerente à democracia
  • Orientar as pessoas para o respeito às diferenças
  • Criar e transmitir boas práticas de convivência social
  • Integrar os agentes educacionais à sociedade, através de jogos, palestras e debates

QUEM SOMOS

Diretoria

member

ROOSELVET ARRAES (Presidente)
Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (2002), especialista em Ética (2004), mestre (2006) e doutorando (2014) em Filosofia Jurídica e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é professor e pesquisador do Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA e membro-pesquisador do Departamento de Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Filosofia do Direito, com enfoque nas teorias modernas e contemporâneas da Justiça, e, em fundamentos do direito público (constitucional, eleitoral, penal e administrativo).


member

LUIZ GUSTAVO DE ANDRADE (Ditetor Jurídico)
Advogado e Professor. Possui Mestrado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba do Unicuritiba. Pós-graduado pela Universidade Candido Mendes do Rio de Janeiro. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba do Unicuritiba. Atualmente é professor da graduação e pós-graduação do curso de Direito do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Integra a Comissão de Controle da Administração Pública da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraná (OAB-PR). Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Política (ABRADEP). É advogado militante no Paraná.


member

PAULO MOREIRA ROSA JÚNIOR (Diretor Financeiro)
Graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Integra o Grupo de Pesquisa “A Justiça Política no Estado Democrático de Direito”, do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Foi Presidente da União Maringaense dos Estudantes Secundários (UMES) (2001/2002). Foi Coordenador Geral do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Estadual de Maringá (DCE-UEM) (2008/2009). Foi Presidente da União Paranaense dos Estudantes (UPE) (2009/2010). Foi Deputado Estadual Universitário no Projeto Parlamento Universitário (2017).


member

ELIANI LUNELLI (Secretária Geral)
Bacharel em Turismo pela Universidade Positivo. Graduanda em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba). Integrante do Grupo de Pesquisa "A Justiça Política no Estado Democrático de Direito", do Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba).



member

FRANCIANE AZEVEDO (Diretora de Planejamento)
Graduanda em Direito pela Faculdade de Direito do Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba). Integra o Grupo de Pesquisa "A Justiça Política no Estado Democrático de Direito" e o Grupo de Pesquisa "critérios razoáveis para a utilização de teorias da Justiça e da argumentação pelo STF", ambos do Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba).



member

MARIA CLAUDIA SAWAZAKI (Diretora de Comunicação)
Graduanda em Direito pela Faculdade de Direito do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Participou dos Grupos de Pesquisa "A justiça política no Estado Democrático de Direito" e "Hermenêutica constitucional e a concretização dos diretos fundamentais na pós-modenidade" no Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Atualmente faz estágio na Defensoria Pública do Estado do Paraná, no setor de família.



member

GABRIELA GLASER GARCIA (Diretora de Relações Institucionais)
Graduanda em Direito pela Faculdade de Direito do Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba). Integra o Grupo de Pesquisa "A Justiça Política no Estado Democrático de Direito do Centro Universitário Curitiba.



member

FRANCIELI CABRAL DE OLIVEIRA (Conselheira Fiscal)
Graduanda em Direito pela Faculdade de Direito do Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba). Integra o Grupo de Pesquisa "A Justiça Política no Estado Democrático de Direito" e o Grupo de Pesquisa "critérios razoáveis para a utilização de teorias da Justiça e da argumentação pelo STF", ambos do Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba).



member

TALITA PEREIRA CAMPOS (Conselheira Fiscal)
Graduanda em Direito pela Faculdade de Direito do Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba). Integra o Grupo de Pesquisa "A Justiça Política no Estado Democrático de Direito do Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba)".



member

JUCIELI MACIEL DE CHAGAS (Conselheira Fiscal)
Possui graduação em Administração pelo Instituto Superior de Ensino, Pesquisas e Extensão (2008), Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas (2013). Está cursando faculdade de Direito (2015-2019). Atualmente é administradora na empresa Certex Serviços Administrativos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoa.


Formação

Cursos

O Instituo ministra cursos detalhados acerca de temas ou conjunto de temas com o fim de formar ou especializar educadores e estudantes para áreas específicas. Constituem-se, principalmente, por exposições realizadas por profissionais de elevada formação acadêmica e que procuram transmitir o conhecimento aos participantes, conciliando aspectos teóricos e práticos do conteúdo ministrado.


São exemplos de cursos: Noções de Direito Constitucional e Organização do Estado para Educadores do Ensino Médio; Democracia e o Processo Eleitoral Brasileiro; Como trabalhar com Jogos na Educação de Alunos do Ensino Fundamental.

Treinamento

Trata-se de método de formação utilizado pelo Instituto Mais Cidadania com o objetivo de capacitar pessoas para determinado tema. Durante o treinamento, o público aperfeiçoa suas habilidades a respeito da sua área de atuação para depois aplicá-la na vida profissional.


São exemplos de capacitações: Capacitação de Servidores Públicos em Licitações e Contratos; Capacitação de Gestores Públicos em Finanças Públicas.

Workshops

Valendo-se da atuação de moderadores e expositores, seu objetivo consiste em aprofundar a discussão acerca de assuntos específicos, via de regra, a partir de casos práticos. O objetivo é interagir com o público, incentivando-o a participar das questões discutidas.


São exemplos de Workshops: Convivência Cidadã: respeito ao próximo; Qual a vantagem em ser honesto?

JOGOS

Escolha & Acaso

É um jogo de cunho social, filosófico e histórico desenvolvido para auxiliar os professores de forma lúdica e envolvente na abordagem de temas atuais do cotidiano que envolve discussões sobre justiça, democracia e sociedade. Serve como disparador para diversas reflexões, pois é um jogo versátil que possibilita várias abordagens amoldando-se a necessidade do professor. Apresenta linguagem e design atrativos para o público de 10 a 18 anos, despertando seu interesse e envolvimento. Dentre os temas abordados estão às questões de renda, etnia, gênero, desigualdades arbitrárias, gravidez na adolescência, drogas, corrupção, estudos, escolha da carreira, dentre outros, que percorrem do início da vida à melhor idade. Durante o jogo, há momentos que permitem escolhas e outros pré-determinados pelo acaso, que se aproximam da realidade do público e permitem que o jogador se coloque no lugar de outra personagem com condições diferentes ou similares a sua, possibilitando o desenvolvimento da empatia e do respeito recíproco.

Em nossas pesquisas identificamos que determinados assuntos são de difícil compreensão e assimilação para a maioria dos jovens, com isso buscamos elaborar um método de ensino que pode ser utilizado em conjunto com qualquer outro, trazendo grandes benefícios à aprendizagem, que se torna algo agradável, fácil e divertido.Nossa meta é ajudar a melhorar a forma de ensino e diminuir a dificuldade de desenvolvimento de determinados temas em sala de aula. Os jovens geralmente possuem dificuldade em compreender a importância de discutir e analisar temas como Política, Cidadania e Justiça, sendo assim desenvolvemos um jogo de tabuleiro, pelo qual os alunos podem vivenciar situações e dilemas que geralmente não fazem parte de seu cotidiano, exercitando a cidadania, o sentimento de coletividade, ética além da empatia e da alteridade. O jogo é instigante e envolvente, o que atrai a atenção dos jovens.

O jogo foi inspirado em outros jogos clássicos de tabuleiro, com a diferença que os jogadores iniciam o jogo em situações desiguais em relação à classe social, gênero, etnia e características individuais. Traz uma temática política que busca aproximar-se de um contexto real, visando a proporcionar uma reflexão a respeito da democracia ao demonstrar as consequências das escolhas durante a vida. Além disso, incentiva questionamentos e debates a fim de despertar o interesse das crianças e adolescentes no exercício da cidadania. O jogo possui escolhas que podem ser feitas pelo jogador e que irão influenciar em sua "vida" dentro do jogo. Possui, também, o acaso, o qual decorre de mero revés da vida dentro do jogo, moldando o rumo da "vida" do jogador. Estas características buscam demonstrar da forma mais realista possível a influência de determinadas atitudes de uma pessoa em uma sociedade e em sua vida particular. O tabuleiro pode ser adaptado para diversas situações de aprendizagem e formatos de ensino, entre em contato conosco e auxiliaremos em suas dúvidas.




Jogo da Eleição

É cada vez mais comum ouvirmos de jovens e estudantes do ensino fundamental e médio e mesmo de universitários que a política não serve para nada. Muitos fazem questão de demonstrar desprezo e total desinteresse por questões relacionadas a eleições e partidos políticos.O "Jogo das Eleições" pretende demonstrar a importância da política para construção de soluções democráticas e para melhoria da sociedade brasileira. O jogo desenvolve, no jogador, o interesse por questões políticas. Em seu desencadear, o jogador, um candidato, enfrenta questões do cotidiano do processo político-eleitoral, como candidatura, inelegibilidade, abuso de poder, propaganda eleitoral, debates entre adversários e, finalmente, o resultado das urnas.

"O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é que serão governados pelos que se interessam", afirmação esta de Arnold Toynbee. Ao despertar o interesse do cidadão para as questões abordadas pelo jogo, princípios como liberdade, democracia e soberania das leis são inevitavelmente debatidos, até porque só existem no âmbito de um Estado Democrático de Direito, sendo certo que o exercício consciente da política é imprescindível para manutenção de tais princípios.


PORTFÓLIO

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    Breve descrição da atividade efetuada

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